1/5

HABITAÇÕES COLETIVAS - SOBRADINHO/DF

PROJETO PARA EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS PARA A CODHAB-DF . 2016 . SOBRADINHO/DF

 

Projeto Arquitetônico

7.395,00 m2

Arquitetos Responsáveis:

Augusto Pimentel Pereira

Ingrid Okraska Zimermann

Marcio Dambroski Buzzo

 

 

 

 

MAIS DO QUE HABITAÇÕES.

Se a vida, a segurança e a valorização urbana vem através das múltiplas funções compartilhando espaços, então o mesmo vale para edifícios. No caso das habitações coletivas, além de usos assessórios que possam vir a ser incorporados ao programa, tradicionalmente tem-se o circular como principal função secundária além do habitar. Na linha de raciocínio da diversidade convivendo na ocupação dos espaços, a proposta rompe com o tradicional e traz uma das prumadas de circulação vertical para a fachada do edifício, a qual aliada com os corredores externo, funcionam como as ruas da edificação. Esta é a fachada viva, espaço comum, ponto de encontro da lâmina. A fachada norte é onde os olhos da cidade e os olhos do edifício se encontram. O ritmo das aberturas e a cidade compõe o cenário destes ambientes.

 

Na fachada oposta, um caráter mais tradicional intimista define as linhas estéticas do partido. O jogo de volumes interage com o ritmo das aberturas projetadas diretamente na fachada. Com solução simples, mas longe de ser simplória, a fachada sul transparece a privacidade esperada de um edifício residencial.

 

A solução do layout das unidades apresenta uma organização espacial e dimensionamento de cômodos pensados para que, em caso de necessidade de adaptação das unidades, as modificações necessárias sejam mínimas. Isto fica claro observando a unidade adaptada e a unidade tipo lado a lado: os dois únicos cômodos que sofrem modificações são o quarto de casal e o banheiro; e toda a mudança requer o ajuste de uma única parede. As soluções de projeto buscaram garantir o máximo de conforto térmico às unidades habitacionais. Elementos vazados no encontro das paredes com as lajes garantem a passagem de ar sobre os forros dos apartamentos, promovendo a ventilação cruzada ao longo de toda a unidade.

 

A insolação das fachadas para as quais se abrem as habitações foi também elemento de grande preocupação. Para garantir flexibilidade no projeto, aliada à uma boa solução de conforto ambiental, a orientação de fachadas é o que define a posição de implantação dos edifícios nos lotes. Por esse motivo, as fachadas recebem os nomes das coordenadas predominantes para as quais deverão estar voltadas.

 

Mais do que um elemento provedor de alimentos e especiarias, as hortas urbanas tem se mostrado como um importante elemento de estimulação e aglutinação social. Por este motivo, para aportar uma nova função à “rua” proposta para a fachada norte da edificação e, assim, promover ainda mais a vivência em seus espaços, projetam-se canteiros alinhados às circulações nos pavimentos. Além das duas funções já mencionadas, as plantas tem relevante contribuição na construção de micro climas e na regulação da temperatura nos andares. Esses canteiros, então, trazem consigo relevantes funções para o desempenho do edifício, seja como abrigo social ou seja como equipamento de morar.

 

A estrutura foi pensada em uma modulação racional que permita vão grandes o suficiente para que não haja pilares dentro das unidades, mas curtos o suficiente para evitar um preço incompatível com a realidade orçamentária do tipo da construção. Além disso, a modulação adotada propicia um layout favorável à implantação de vagas e circulação de veículos, resultando em uma solução final de estacionamento extremamente otimizado.

 

O emprego de cores reforça a unidade conjunto e possibilita a criação da paisagem urbana que falta ao local. Em cada edifício uma cor diferente é predominante, o que permite que os blocos sejam vistos e identificados à distância, trazendo identidade para cada quadra e o sentimento de pertencimento a cada grupo de moradores.

DOWNLOAD DO PROJETO

arquivo em pdf . 7,7 Mb

ENDEREÇO

R. XV de Novembro, 1155, sl. 1101

Centro . Curitiba . Paraná 

 

m4mais@m4mais.com.br

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon