1/5

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - CODHAB/DF

PROPOSTA PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PARA CODHAB/DF . 2017 . BRASÍLIA/DF

*MENÇÃO HONROSA*

Projeto Arquitetônico

128,00 m2

Arquitetos Responsáveis:

Augusto Pimentel Pereira

Ingrid Okraska Zimermann

Marcio Dambroski Buzzo

Rodrigo de Pádua Ribeiro

 

 

Colaboradores:

Frederico Huckembeck Neto

Edson José Busko

 

 

HABITAÇÃO DIGNA E DE QUALIDADE

A premissa básica do presente projeto foi aquela de levar habitação digna, de qualidade funcional e estética aos habitantes do Distrito Federal que são atendidos por sua Companhia de Desenvolvimento Habitacional. A arquitetura proposta busca estimular o usuário através da associação de planos e tectônica dos materiais, com o intúito de evocar sentimentos e experiências enriquecedoras ao indivíduo e bem estar da comunidade.

A flexibilidade proporcionada pelo programa permite a criação de espaços intermitentes, cujos usos são livres, podendo se tornar área de lazer, contemplação ou trabalho. A transição entre os âmbitos público e privado se faz assim, através de uma área coberta, que propõe a transição entre esses domínios, garantindo maior privacidade de forma leve. A criação de tais espaços proporcionam maior complexidade às plantas e fachadas, que ainda assim solucionam-se em simples arranjos geométricos puros, tornando os volumes interessantes àqueles que o vivenciarão.

Como diretriz para solução de volumetria, trabalhou-se também a partir da forma pura, no caso o paralelepipedo. O conceito consiste na subtração de módulos de acordo com a flexibilidade de cada programa.

A estrutura inicialmente nasce na forma pura a partir do módulo de três metros, levando em consideração a dimensão de dormitórios e salas, e meio módulo para sanitários e áreas de serviço. Compatibilizando malha e programa, chega-se ao dimensionamento final, o retângulo de aproximadamente 10,5 x 6 metros.

A estrutura em concreto armado busca atender uma modulação eficiente quanto ao dimensionamento dos elementos e os vãos propostos, a fim de permitir melhor compatibilidade com o programa habitacional e economia de insumo.

Tal solução estrutural permite a maleabilidade de programa buscada. É possível assim, apresentar soluções com variadas possibilidades de planta, expansão de salas, varandas e adaptação de ambientes para unidades acessíveis, já que os elementos estruturais faceam o projeto.

DOWNLOAD DO PROJETO

arquivo em pdf . 6 Mb

ENDEREÇO

R. XV de Novembro, 1155, sl. 1101

Centro . Curitiba . Paraná 

 

m4mais@m4mais.com.br

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon