1/2

WORKSHOP INTERNACIONAL MASTER ECO-POLIS 2013

CAMPO MOURÃO . PARANÁ . BRASIL

O PLANEJAMENTO CRIATIVO NO

DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS

URBANAS .WORKSHOP INTERNACIONAL - MASTER ECO-POLIS . 2013 . CAMPO MOURÃO/PR

 

Diretor Master Eco-Polis:

Gianfranco Franz, Arquiteto (ITA)

 

Coordenador do Workshop:

Augusto Pimentel Pereira, Arquiteto (BRA)

 

Tutores:

Lidia Mizote, Tecnologa Ambiental, Coordenadora da

Agenda 21 Local de Campo Mourão (BRA)

Daniel Sardo, Arquiteto (ARG)

Francesca Mascellani, Economista (ITA)

Consultores:

Ingrid Okraska Zimermann

Marcio Dambroski Buzzo

João Paulo Schwerz

Márcia M. Cavalieri

Ana Paula Farah

Camila Sabattini

 

Colaboradores:

Ana Gabirotti, Tradutora

Ana Paula Colavite, Geógrafa, FECILCAM

Claudio Forte Maiolino, Arquiteto, PUCPR/CAUPR

Dirceu Wander Broock, Agenda 21 Local de Campo Mourão

Donizete Aparecido da Silva, SANEPAR

Douglas Costa Neves, Especialista em Recursos Naturais

Eudete Rodrigues Grassi, Associguá

Heron Oliveira dos Santos Lima, Engenheiro Químico, UTFPR

Ingrid Okraska Zimermann, Arquiteta, M.4+ Arquitetura e

Urbanismo

Colaboradores:

Luiz Becher, Arquiteto, UTFPR/CAUPR

Marcio Dambroski Buzzo, Arquiteto , M.4+ Arquitetura e

Urbanismo

Maristela Moresco Mezzomo, Engenheira Ambiental, UTFPR

Ormy Hütner Júnior, Arquiteto, Tellus Arquitetura e

Sustentabilidade

Rafael Fernando Pequito, UTFPR

Sâmela da Silva Dorst, Prefeitura Municipal de Campo Mourão

Samoel Kozelinski, Ação Social

Sergio Borges, Acadêmico de Engenharia Ambiental, UTFPR

O PLANEJAMENTO CRIATIVO NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS URBANAS

“O Planejamento Criativo no Desenvolvimento de Políticas Urbanas”, é um Workshop Internacional que compõe a gama de atividades didáticas do Master Internacional Eco-Polis, da Faculdade de Economia da Universidade de Ferrara, na Itália. O evento acontecerá em Campo Mourão e tem por objetivo concatenar a experiência de quase 10 anos de trabalhos do município de Campo Mourão em prol de um desenvolvimento sustentável com os 11 anos de experiência internacional do Master Eco-Polis promovendo workshops e difundindo ideias inovadoras, também, para o desenvolvimento sustentável de diversos territórios. Em outras palavras, a ideia é integrar e promover o intercâmbio de saberes entre a comunidade local e estudantes, professores, pesquisadores e profissionais vindos de outros países ou brasileiros com experiência de atuação internacional.

 

Neste ano, são responsáveis pelo desenvolvimento didático do workshop o arquiteto Augusto Pimentel Pereira, coordenador do workshop e membro da direção do Master; o professor e arquiteto Gianfranco Franz, diretor do Master Eco-Polis; o professor e arquiteto Daniel Sardo, vice-diretor do Master Eco-Polis e a professora e economista Francesca Mascellani, coordenadora e professora do Master Eco-Polis. A organização institucional fica por parte da In-country Convenor da Aliança Paraná Sustentável e do secretariado regional do Programa de Cidades do pacto Global das Nações Unidas, Rosane de Souza; e do presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do paraná, Ormy Hütner Júnior.

DOWNLOAD DO PROJETO

arquivo em pdf . 8,3 Mb

arquivo em pdf . 13 Mb

arquivo em pdf . 14 Mb

arquivo em pdf . 8 Mb

O Workshop Internacional Master Eco-Polis terá em sua programação dois grandes momentos com a participação das lideranças regionais: a abertura no dia 02 e a entrega formal das propostas no dia 30, onde se estima a presença de cerca de 200 pessoas em cada dia. O evento será realizado nas instalações do campus da UTFPR de Campo Mourão e terá visibilidade nacional e internacional.

 

No evento de abertura, além do lançamento e apresentação do Workshop Internacional, haverá exposição de temáticas relacionadas ao Planejamento Urbano, Políticas Públicas e Habitações de Interesse Social, ministradas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) e pelo Departamento do Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR).

 

No evento de encerramento, haverá a entrega do produto final. Então, a ideia é de se deixar um legado de valor inestimável à cidade, apresentado em forma de um caderno com ideias e projetos embrionários explorando, principalmente, temáticas como Smart Cities, Criatividade Urbana e Desenvolvimento Local Colaborativo. Ou seja, propor diretrizes e estratégias integradas que promovam o desenvolvimento endógeno do município.

 

Além disso, para reforçar a parceria entre o Master Internacional Eco-Polis e a UTFPR Campus de Campo Mourão, acontecerão 2 ciclos de palestras onde serão abordadas temáticas relacionadas a Criatividade Urbana, Patrimônio Histórico e Restauro Arquitetônico, Mobilidade Urbana e Planejamento Espacial Estratégico, a serem ministradas pelos professores do Master Eco-Polis e sediadas no Mini Auditório do Campus da UTFPR.

 

Este evento é uma realização da Aliança Paraná Sustentável, o Master Internacional Eco-Polis, a Prefeitura Municipal de Campo Mourão, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da Agenda 21 Local de Campo Mourão e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná.

 

Apoiam o evento a Universidade Tecnológica do Paraná – Campus Campo de Mourão, a Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná e o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná.

ENDEREÇO

R. XV de Novembro, 1155, sl. 1101

Centro . Curitiba . Paraná 

 

m4mais@m4mais.com.br

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon